domingo, 10 de agosto de 2014

Controle de vetores

Controle Biológico - O tratamento biológico é feito através do uso de larvicidas, para que a fêmea do Aedes aegypti não reproduza além da colocação de peixe-beta e recipientes onde há grande quantidade de água permanente (cacimbas e tanques de água permanente). São larvicidas seguros e fáceis de usar, que podem ser colocados nos recipientes de água para matar as larvas em desenvolvimento - este método para controle doméstico da dengue em cidades grandes tem sido usado com sucesso.
Controle Químico - O tratamento químico atua sobre a fase adulta do mosquito, matando o inseto. Com os inseticidas líquidos espalhados pelas máquinas de nebulização (“fumacê”), que matam os insetos adultos enquanto estão voando, pela manhã e à tarde, porque o Aedes aegypti tem hábitos diurnos. O “fumacê” não deve ser aplicado indiscriminadamente, restringindo-se seu uso a períodos de surtos ou epidemias.
Controle Mecânico - O tratamento mecânico é feito com a destruição e/ou proteção dos depósitos, como o telamento, vedação e proteção de locais que acumulam água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário